Páginas

terça-feira, 12 de junho de 2012

ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFFS/CCÓ PARTICIPAM DO ERECS/SUL


Estiveram presentes no Encontro Regional dos Estudantes de Ciências Sociais (ERECS), realizado nos dias 07 a 10 de junho no campus da UFFS/Erechim - RS várias delegações de estudantes dos três estados do Sul - Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul- e também de outras regiões. 
O ERECS oferece aos estudantes de Ciências Sociais, a oportunidade de discutir e inteirar-se sobre temas de relevância para sua formação cidadã e profissional, além da troca de experiências e conhecimentos sobre suas realidades, proporcionando - de maneira crítica - o aprendizado e a conscientização do papel do estudante na leitura, na percepção e atuação enquanto cientista social.
O encontro proporcionou vários espaços de debates em diversos temas como: educação e opressão, questões raciais, cotas, experiências do PIBID, acesso e permanência na universidade, ciências sociais e campos de atuação: licenciatura e/ou bacharelado. Esses espaços proporcionaram o entrosamento com os outros estudantes, e deliberaram propostas em nível regional elencadas pelos acadêmicos, a fim de serem realizadas em conjunto.
Os estudantes de Ciências Sociais da UFFS/Chapecó pela primeira vez estiveram presentes no encontro, compartilhando das experiências na tentativa da organização do curso, e principalmente atentos com as atividades dos movimentos realizados nas outras Universidades, que a mais tempo estão organizados enquanto estudantes.
É através desses momentos de partilha, reflexão, que juntos devemos estar nas lutas dos movimentos estudantis em prol de melhorias e crescimento coletivo visando atender as necessidades do curso e dos seus acadêmicos.A mobilização parte da coletividade, cabe a nós inserirmo-nos na luta em nossa Universidade Federal Fronteira Sul e em nosso curso.
Motivados pelas decisões e propostas, a galera encerou o encontro superando o frio de Erechim, mas confiantes nas realizações das atividades de cada “escola” e já ansiosos para o próximo ERECS, que será na UNIOESTE, na cidade de Toledo- PR. Contamos com maior participação acadêmica tanto na delegação, quanto nos debates realizados no encontro.
O ERECS também é um espaço de preparação para o Encontro Nacional dos Estudantes de Ciências Sociais (ENECS). Ele é um espaço anual de trocas entre os estudantes de Ciências Sociais, nos quais são debatidas a conjuntura nacional, a situação das diferentes escolas, as demandas e bandeiras, presentes nas Universidades do país, bem como questões de relevância acadêmica e práticas da formação do cientista social. É um importante espaço para o Movimento de Estudantes de Ciência Sociais (MECS), em um momento de fortalecimento da recém-nascida ANECS. A importância da Articulação Nacional encontra-se na possibilidade de um movimento com organicidade, em nível nacional, e que seja legítimo, através de uma organização política (uma federação, por exemplo), capaz de avançar nas pautas e nas lutas das ciências sociais e da educação.
Na sua XXVII edição, o ENECS ocorrerá em Santa Maria, entre os dias 21 e 28 de julho deste ano. O Encontro terá por eixo temático “Democracia e Educação Libertar para romper fronteiras. Estão todos convidados!
Parabéns a todos que participaram do encontro, especialmente o curso de Ciências Sociais de Erechim por sediar o ERECS. 

Segue abaixo os links para acessar a síntese dos debates realizados no ERECS e também  do caderno de formação para o PRÉ-ENECS:
ERECS: http://macsul.wordpress.com/2012/06/11/sintese-e-encaminhamentos-erecs-sul-2012/ 

ENECS: http://enecs2012.blogspot.com.br/2012/06/material-de-formacao-para-realizacao-de.html

Texto produzido coletivamente pelas acadêmicas da 2 e 5 fase : Alessandra Rodrigues, Camila Pelegrini, Erégia Gandolfi e Nayara da Silva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário